"A VIDA FOI FEITA PARA SER DESFRUTADA COM ÉTICA E SABEDORIA; COM COMPAIXÃO E ALEGRIA. "

TRAGA O SEU OLHAR
LIVRE DE PRÉ-CONCEITOS,
TRAGA SUA ALEGRIA,
SUA CAPACIDADE INFINITA DE AMAR E...
FIQUE À VONTADE!

O TOQUE AMOROSO

O TOQUE AMOROSO
"A massagem é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela esta faltando, sentir onde o corpo esta fragmentado e torna-lo completo...é ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais fragmentada, não mais contraditória. Quando as energias do corpo estão alinhadas e se tornaram uma orquestra, então você teve sucesso. Assim tenha muito cuidado com um corpo humano. Ele é o verdadeiro santuário de Deus,o templo de Deus." Osho

sábado, 12 de junho de 2010

Tornar-se Doula


Nunca subestime o poder de um toque, um sorriso, uma palavra gentil, um ouvido atento, um elogio honesto, ou o menor ato de carinho, tudo o que têm o potencial de transformar a vida em seu redor ........

(Leo Buscaglia)


A primeira vez que ouvi a palavra Doula foi através de uma aluna muito querida que observando o trabalho que eu desenvolvia com as gestantes que participavam das minhas aulas de Yoga, comentou que eu deveria me tornar uma Doula. What? Foi a minha primeira reação. E isto é muito comum, este estranhamento em relação a palavra Doula. É uma palavra nova em nosso vocabulário, mas a função de Doula nasceu com a mulher. O papel da Doula é dar apoio físico, emocional e informativo às mulheres e seus parceiros durante a gestação, no trabalho de parto e nascimento.
E é muito natural que seja assim, a mulher ser assistida por outra mulher neste rito de passagem que é o nascer, um momento de transformações, de incertezas, de insegurança e muita ansiedade. Sempre foi assim até a hospitalização e horizontalização do parto, agravado pela "epidemia de cesáreas", quando o parto cirúrgico deixa de ser uma operação de resgate para ser "normal" e eletivo. Hoje os bebês nascem com hora previamente marcada. A Doula surge neste contexto, onde as mulheres querem legitimar o seu poder de gestar, parir e nutrir seus filhos, trazendo de volta o evento mais importante de suas vidas para a intimidade da família. Quando o parto domiciliar não é possível, buscar opções para um Parto Natural, sem intervenções que marcam para uma vida toda. Mesmo quando o parto cesárea é inevitável, é possível torná-lo mais digno, fortalecendo o vínculo mãe-bebê.
O objetivo da Doula é ajudar esta gestante e sua família a ter um parto seguro e satisfatório, fazer com que este acontecimento seja uma experiência sem traumas e feliz. E pensar que eu já era meio Doula sem saber! Nos meus atendimentos como Naturopata com especialização em terapias Indianas, o trabalho de conscientização corporal da gestante, sua saúde e bem estar já existiam com o nome de Garbhini Abhyanga, a massagem indiana para gestantes. Depois vieram as aulas de Yoga para Gestantes e o caminho já estava delineado! Sei que este começo era apenas uma semente que germinou e como Doula tenho conhecimento para oferecer muito mais. Muito mais informação, compreensão, carinho e o meu olhar dizendo:
Eu acredito em você!

Nenhum comentário: